terça-feira, 30 de novembro de 2010

'.Comunicação...

Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

'.Mídia digital...

O termo mídia digital (opósito de mídia analógica) refere-se a mídia eletrônica que trabalha com codecs digitais. No sentido mais amplo, mídia digital pode ser definida como o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais. Meios de origem eletrônica utilizados nas estratégias de comunicação das marcas com seus consumidores, geralmente chamada de mídia digital.
No sentido técnico, mídia digital pode ser:
  • Computador
  • Telefone celular
  • Compact disc
  • Vídeo digital
  • Internet e World Wide Web
  • Televisão digital
  • MiniDisc
  • Jogo electrónico
  • e outras mídas interativas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADdias_digitais

'.Mídia interna...

As mídias de comunicação interna são poderosas ferramentas na busca da harmonia dos diversos segmentos da empresa e dos seus funcionários.  Isto pode contribuir para um aumento considerável do desempenho individual e em grupo, e pode trazer uma elevação da produtividade da empresa como um todo. Elaborar um jornal ou uma revista, utilizar os murais com clareza e oportunidade, pode significar a economia de tempo em outras atividades de comunicação.

'.Mídia alternativa...

Os diversos núcleos de produção de mídia alternativa são uma força relevante na nova forma de comunicação que vem se constituindo. Partindo da insatisfação com as mídias corporativas, que segundo alguns seriam comprometidas com os "interesses do capital", esses movimentos de esquerda visam a oferecer uma outra maneira de pensar a função transgressiva da comunicação, sendo tudo isso feito com um aparato técnico mínimo e custos irrisórios. Seus principais veículos de comunicação são a Internet, as rádios comunitárias, jornais de baixa circulação e fanzines.
Com várias denominações diferentes, como mídia tática, mídia independente ou mídia sob demanda, essas mídias muitas vezes têm ligações com movimentos sociais de fora da rede. Apesar de já ter havido várias manifestações, o movimento das "mídias alternativas" tomou um novo vulto com o surgimento do Centro de Mídia Independente.
Outro tipo de mídia alternativa são os veículos geridos pelas próprias fontes, como a institucional, ligadas a organizações públicas ou privadas, e a legislativa, ligadas aos parlamentos. Alguns dos objetivos destas são justamente a busca de alternativas ao corte editorial da mídia tradicional e o estabelecimento de uma ligação direta entre a fonte e o seu público.
A mídia alternativa é também caracterizada no âmbito publicitário como um espaço para veiculação de anúncios de publicidade e propaganda em locais inusitados e ou fora do habitual. Esses anúncios podem, também, interagir com o público.

São exemplos de mídia alternativa:
  • Impressos em Papel Higiênico
  • Motomídia
  • Busdoor
  • Bikedoor
  • Motodoor
  • Mídia em Metrô
  • Anúncios feitos com tatuagens
  • Anúncios em novas tecnologias
  • E quaisquer outros que venham a estar fora do quadro comum de meios e veículos de comunicação.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADdia_alternativa

terça-feira, 23 de novembro de 2010

'.Mídia impressa, ou offline...

A mídia impressa é um meio de comunicação, o qual refere-se particularmente aos materiais, de caráter publicitário ou jornalístico, que são impressos em gráficas, birôs de impressão, ou em locais específicos.
O meio impresso pode ser veiculado em veículos de comunicação, como:
jornais,
revistas,
tablóides,
informativos,
anuários; etc... Ou em peças avulsas, como:
folhetos,
mala-diretas,
folders,
flyers,
panfletos,
cartazes; encartes; etc.
Estes materiais ainda podem ser feitos em diversos papéis, plásticos, adesivos, variando-se em tamanho, cor, acabamento, e efeito.!

'.Agência de Publicidade e Mídia..

*Uma agência de propaganda gerencia todos os processos relacionados à propaganda. A Agência é responsável por ajudar o anunciante em suas necessidades de propaganda, executando trabalhos para a sua realização, coordenando o trabalho dos fornecedores e produtoras, e intermediando as relações entre o cliente e o veículo de comunicação.

A mídia é um departamentos da agência:

  • Mídia - área onde se estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias.

'.A mídia tem a função de...

...manter a população informada. A população, por outro lado, não deve se colocar somente como receptora passiva daquilo que é veiculado pelos meios de comunicação. É  necessário que cada pessoa exercite sua maneira crítica, filtrando as informações recebidas, questionando-as, fazendo um contraponto e buscando, na opinião pública, uma opinião própria, particular, com a qual se identifique e na qual acredite.

domingo, 7 de novembro de 2010

'.G...

GRP:
Calcula as coberturas e frequências de programação de TV para saber qual a relação desses dados com a soma das audiências dessas mesmas programações.
Pontos brutos de audiência.

Gru gru gruuu. :G

'.F...


FERRAMENTAL:
O executor se refere a pesquisas, informações e demais recursos que auxiliam e orientam o trabalho de mídia.
Dados primários: Fornecidos pela empresa diretamente responsáveis pelos seus investimentos.
Secundários: São usados em estudos, trabalhos e analises feita para determinada finalidade.

FLIGHT:
Período continuo de veiculação.
Esse período deve ter um limite de tempo de acordo com o meio de comunicação utilizado.

EXs: Flight de TV.
1. A programação é constituída por um flight de seis meses de duração.
2. A programação é constituída por seis flights, cada um com um mês de duração.


FREQUÊNCIA:
A freqüência é calculada do ponto de vista do publico, com base no numero de vezes que o publico foi atingido pelo comercial, ou anuncio.

FREQÜÊNCIA EFICAZ:
Comunicação é freqüência, e freqüência eficaz é o esforço suficiente de veiculação que o comercial, ou anuncio, deve ter para poder comunicar a mensagem de forma completa e obter uma alta lembrança positiva junto ao público. 

Foooon  :F

'.E...

ESTRATÉGIA:
A finalidade básica da estratégia é explorar as condições favoráveis de todos os meios existentes, e não apenas da comunicação, para alcançar os objetivos da empresa.
É fundamental analisar o potencial que cada um pode dar a ação e usar da melhor  forma possível , dentro do recurso que é a verba.

EXECUÇÃO:
O trabalho de execução, dentro do departamento de mídia, consiste em primeiro plano de uma programação. Aps que são enviadas ao cliente, formalizando a aprovação da verba, são solicitados ao setor de produção da agência os materiais necessários  para os vários veículos programados e ao mesmo tempo são feitas as reservas de espaço de veículos através dos mapas reservas, que depois são substituídos pelos PIs, esse sim, documento oficial e completo.


EeeeeeêÊ.. :P

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

'.D...

DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS:
A partir do publico total coberto por uma mensagem, subdividi-lo e quantificá-lo em subgrupos de pessoas atingidas uma vez, duas vezes, três, e assim, sucessivamente.
É calculada junto com a cobertura da programação.
Para se obter uma programação com a melhor curva de distribuição de freqüência é complexo, mas em razão a muitas combinações possíveis de programação, nada mais que, táticas utilizadas na montagem das programações.
Daaaaãããnn.. hauhauahuaha.. :)

'.C...

CHEKING:
É uma atividade complementar nas agência.
Fiscalização ou controle, e tem uma finalidade de verificar se os anúncios autorizados foram veiculados, e se sim, se foram de acordo com o que foi contratado com os veículos.
Esse cheking é feito a partir de relatórios  ou sistema online, comprados de empresas que fazem trabalhos de checagem ou apartir de documentos e comprovantes enviados pelo próprio veículo.
Esse custo é bancado pelas agências, chegando a ser 1/3 da comissão que a agência recebe.

CIRCULAÇÃO:
Circulação exprime a ideia do total de leitores primários.
São exemplares de uma publicação que chegam até as pessoas e que são lidas por elas.

CLASSIFICAÇÃO ECONOMICA:
A alguns critérios para essa determinação:
*Sistema de pontuação que possa estimar com eficianecia a capacidade de consumo da população pesquisada
*Estabeler cortes na classificação da população que permita discriminar grandes segmentos.
*Facilidade na coleta e operacionalização da classificação entre população pesquisada.
*Precisão da informação coletada, considerando os diferentes níveis de entrevistadores.
*Capacidade de discriminação do poder de compra
*Condições de uniformidade geográfica para aplicação em todo país.
*Estabilidade ao longo do tempo.

COBERTURA:
Total de pessoas atingidas por uma veiculação.
Publico coberto; alcançado.

COMISSÃO DE AGÊNCIA:
É um percentual de 20% a que a agência tem direito por lei, sobre o preço bruto das veiculações, e é recebida na forma de desconto quando ela faz o pagamento ao veiculo.
Produção: a agência cobra uma taxa de 15% sobre o preço dos materiais que precisam ser confeccionados para os vários outros tipos de veículos: filmes, vídeos, fotolitos...
Trabalhos internos: ligados também à área de produção, mas nesse caso feito integralmente na agência.

CONCORRÊNCIA:
Com a finalidade de auxiliar na criação e desenvolvimento da campanha, evitar coincidências involuntárias, preparara argumentação correta como resposta ao que o principal concorrente esta fazendo. É imprescindível o conhecimento do que a concorrência faz em termos de conceito, linha de comunicação, estilo e formato de cada um dos meios.
CPM: CUSTO POR MIL.
Usado como parâmetro.
É encontrado por meio de percentuais e números absolutos.
Verba, dividida por total de pessoas, circulação ou impacto x 1.000.

Cri cri cri criiiiii....

'.B...

BDI/CDI:
Índice de desenvolvimento de marca e índice de desenvolvimento de categoria são fórmulas de marketing, servem para identificar, priorizar e recomendar os mercados q devem ser incluídos no plano de mídia.
*BDI fornece duas alternativas de decisão:
Mercados em que a renda per capita é mais alta: pois são mercados nos quais o produto está consolidado e tem maior penetração na população e nos mercados de menos índice (B e C.), pois teoricamente são os que têm mais chance de crescimento, visando aumentar a penetração do produto na população e conquistar novos consumidores, ou seja, ganho de mercado.

BRIEFING:
Conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter ideias para criar soluções, é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

Itens considerados num briefing de midia:
Histórico do produto.
Hábitos de compra e consumo
Mercado
Concorrência
Publico alvo
Verba e período.
Objetivos e estratégias de marketing
Objetivos de comunicação
Açoes promocionais
e açoes anteriores.


Blááá.. :)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

'.A...

Abrangência Geográfica:
Chamada tbm de cobertura geográfica ou cobertura de sinal.
Refere a área geográfica e ao alcance gerado pelo sinal da emissora; abrangência.

Adequação:
É entendida como algo não mensurável, e nem quantificável, que lida com as questões psicográficas do publico, com as características de conteúdo editorial e imagem do veiculo ou programa.
A adequação pode decidir a escolha do veículo.

Audiência:
Na essência é um conjunto de pessoas que sintonizam em um determinado programa, rádio, televisão, enfim...
Espectadores são as pessoas que dão audiência. Este termo é aplicado tanto para definir as pessoas que ouvem determinada emissora de rádio como as que assistem a determinado canal de televisão ou lêem um título de jornal ou revista. No Brasil, a medição de audiência é feita por instituições privadas, como o IBOPE.
Em cada cidade onde é realizada a medição de audiência de TV , o Ibope sorteia um conjunto de domicílios que representa a população. Com a autorização dos moradores, é instalado um aparelho em cada televisor da casa (peoplemeter), que identifica e registra automaticamente qual canal está sendo assistido.
O aparelho envia, pelo sistema de telefonia celular, as informações de todas as mudanças de canais realizadas pelo telespectador para uma central de coleta dos índices que as processa, analisa e distribui para os clientes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/IBOPE

Avaliação:
Procedimento para verificar se uma proposta de veiculação com esquema comercial especial é cara ou barata...

Aaaaaaaaaaaah...

'...de A a Z.!

A de amor? B de baixinho? C de coração? D de dado? E de escola? F de feijão? (...)

Baseando nos meus agregados 15 pts e com a orientação do Professor Marlon W., temos o incentivo de falar um pouco mais sobre Planejamento de Mídia, no geral, fundamentando no Livro de José Carlos Veronezzi, Mídia de A a Z.

"Consolidar conceitos.Essa é a primeira grande contribuição do livro de Veronezzi. A segunda, e não menos importante, encorajar o mercado a produzir novos autores brasileiros que ajudam a tornar o assunto mais próximo dos novos profissionais que surgem a cada dia. A TV Globo, no seu papel de líder; sempre estará aberta a apoiar o enriquecimento da base de conhecimento de mídia no Brasil."

Octávio Florisbal- Diretor Geral- Rede Globo.